quarta-feira, 1 de abril de 2015

A importância do silêncio


Trouxe para vocês um texto muito emocionante escrito por um pai relatando alguns aspectos de sua vida que passaram a ser vistos de maneira diferente após a paternidade como, por exemplo, a importância de um ambiente tranquilo para as sonecas da sua bebê.

O relato nos leva a refletir, não somente sobre a questão do silêncio, mas sobre o quanto podemos afetar a vida das pessoas ao nosso redor.

Vale a pena a leitura!


A importância do silêncio (por Vitor Lima, pai da Alice)

"Quando você vira pai você começa a ter uma percepção diferente sobre a vida, isso é um fato por mais piegas que possa parecer. Descobrir que tem uma praça perto da sua casa cheia de vida nos fins de semanas, descobrir que alguns shoppings oferecem uma estrutura para troca fraldas e amamentação e que como é importante uma calçada bem conservada para o revigorante cochilinho no passeio de carrinho sem os sustos dos buracos.

Percebi esses cochilos durante o dia são fundamentais para manter a bebê bem disposta, e a noite conseguir dormir 8 horas seguidas com apenas 5 meses de idade, fato muitas vezes utópico para alguns bebês. Como saberia disso sem ser pai?

Ah como ela é linda dormindo, e quando acorda dá aquele sorriso apaixonante... Só que muitas vezes ela não acorda sorrindo, pois acorda com um susto de um barulho evitável, como o som alto da vizinha, uma gritaria na rua ou uma buzina de um automóvel. Veja que estou me referindo a barulhos evitáveis, não quero que minha filha viva no vácuo, onde a propagação do som é nula, mas tenho certeza que se nós tivéssemos mais educação viveríamos em um ambiente mais silencioso.

Já paramos pensar que buzinar no trânsito é infração de trânsito? Buzinar é exceção, para uma emergência. Mas por que isso? Porque existem bebes como minha filha que tomou sua vacina de manhã e passou o dia sem conseguir dormir, e lá pelas 17Hrs já exausta finalmente adormeceu. Você acha justo buzinar na frente da casa dela, despertando-a só porque não tem paciência de esperar o sinal abrir? Ou porque é mais fácil buzinar anunciando sua chegada ao invés de enviar uma mensagem a quem te espera? Quantas pessoas que tem insônia, que trabalham a noite, idosos, bebês... todos são acordados pois você não entende que usar buzina é só para uma emergência? É mesmo necessário buzinar ao invés de dar um tchau?? Confesso que já buzinei muito na vida antes de ser pai...

Sei que a cidade grande é barulhenta e viver nela é uma opção, mas só porque a cidade é suja vamos jogar papel no chão?

Contribua para o silêncio da cidade, é fundamental para algumas pessoas."
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário