Vim aqui para passar adiante uma dica que penso ser muito útil: como tirar documentos do bebê/criança. Vou falar, em posts separados, o passo a passo para tirar o CPF, RG e passaporte do pequeno.
Eu imaginava que, para fazê-los, seria uma burocracia enorme e acabava deixando para lá. Porém, as vantagens de carregar a documentação de forma mais prática e a informação de que ter esses documentos ajuda a polícia em caso de sumiço da criança me fizeram correr atrás.
Acabei por descobrir que os processos são muito mais simples do que eu imaginava. O único um pouco mais trabalhoso (e caro!) é o passaporte.
Vou começar pelo processo do CPF porque assim é possível adicionar o número à identidade, que será a 2° postagem sobre o assunto.
Vamos lá...
EMISSÃO DO CPF
![]() |
A Galinha Pintadinha já tirou o CPF do seu filhote! ;) |
Pessoal, esse é o mais fácil do mundo!
Onde: agência dos correios, banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Documentação: certidão de nascimento original do bebê e a identidade da mãe ou pai (quem estiver presente no momento). A criança não precisa estar presente.
Quanto: Paguei uma taxa de R$7,00 no próprio caixa dos correios.
Pronto! Você já sai de lá com o número do CPF do pimpolho! Aí basta entrar no site da caixa e imprimir o cartão, pois ele não é mais enviado para casa como era feito antigamente. Segue o link direto para a página da impressão: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaAndamento.asp
Simples, não?
Na próxima postagem, explico tintin por tintin como tirar o RG. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário